quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bebidas alcoólicas





Após a cirurgia da obesidade, as bebidas alcoólicas são absorvidas com maior rapidez no estômago e parte alta do intestino, levando a embriaguez com maior freqüência e também amplificando os efeitos nocivos do álcool sobre o organismo. È consenso dentre os cirurgiões bariátricos que o paciente só volte a ingerir bebidas alcoólicas após um ano de pós-operatório, em quantidades moderadas, minimizando esses efeitos.

Estima-se que o problema do alcoolismo pós cirurgia bariátrica afete cerca de 18% dos pacientes operados nos EUA, mas podemos evitar e reduzir esses números. Primeiramente o acompanhamento psicológico no pré-operatório é fundamental para detecção de pacientes com traços de comportamento compulsivo para poder tratá-los adequadamente antes da cirurgia, e, no período pós-operatório, o seguimento psicológico torna-se indispensável para evitar e auxiliar na identificação do problema. A estimulação da atividade física também contribui para o aumento do bem estar físico e corporal podendo tornar-se este, o ponto para reinserção social e desvio da compulsão para uma atividade saudável.

Enfim, o atendimento integral do paciente candidato a cirurgia bariátrica é definitivamente multidisciplinar e é fundamental não só para o sucesso da cirurgia mas também para o sucesso a longo prazo do seu projeto de emagrecimento.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

10 benefícios do pepino!

 
 
 
O pepino é o quarto vegetal mais cultivado no mundo e é conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde do seu corpo. Suas propriedades podem, definitivamente, tratar e prevenir diversos problemas que ocorrem no dia a dia. Confira abaixo, 10 surpreendentes benefícios deste superalimento! Vale a pena incluir em sua dieta.

1. Fonte de vitaminas do complexo B que são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano, além de ajudar a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca.

2. Hidrata o corpo e repõe vitaminas diárias – Pepinos contém cerca de 95% de água, isto colabora para hidratar e eliminar as toxinas presentes no corpo.

3. Luta contra o câncer - o pepino é conhecido por conter lignanas. Esta substância fenólica tem um histórico de pesquisas que a relaciona com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, útero e próstata.

4. Alivia o mau hálito – Pegue uma fatia de pepino e pressione-a contra o céu da boca com a língua por 30 segundos. Isto vai matar as bactérias responsáveis por causar o mau hálito.

5. Cura da ressaca – Para evitar uma ressaca ou dor de cabeça pela manhã, coma algumas fatias de pepino pouco antes de ir para a cama. Pepinos contém bastante açúcar, vitaminas A, B e eletrólitos que repõe muitos nutrientes essenciais perdidos com a bebedeira.

6. Auxilia na perda de peso – Devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de água, o pepino é uma dieta ideal para as pessoas que estão em busca do corpo perfeito.

7. Eficaz no processo de digestão – O alto teor de água e fibra dietética presente no pepino ajuda na digestão dos alimentos. O consumo diário de pepino pode ser considerado como um remédio para a prisão de ventre.

8. Diabetes – o suco do pepino contém um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzir insulina. Portanto, o pepino também pode ser benéfico para pacientes com diabetes.

9. Reduz o colesterol – pesquisadores descobriram que um composto chamado esteróis que está presente nos pepinos, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

10. Promove a saúde das articulações e alivia a dor da artrite – pepino é uma excelente fonte de sílica, que é conhecido por ajudar a promover a saúde das articulações, fortalecendo os tecidos conjuntivos. Quando misturado com suco de cenoura, eles podem aliviar a dor da artrite, diminuindo os níveis de ácido úrico.

Após estas dicas, que tal incluir o pepino diariamente nas suas refeições?

(Fonte: Natural News)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Minha Cirurgia Bariátrica: Estratégias que funciona: faça lanches intermediár...

Minha Cirurgia Bariátrica: Estratégias que funciona: faça lanches intermediár...:         Comer a cada três horas parece dica batida. Mas você só a escuta sempre porque... dá certo! Afinal, o metabolismo permane...

Estratégias que funciona: faça lanches intermediários!

 
 
 
 
Comer a cada três horas parece dica batida. Mas você só a escuta sempre porque... dá certo! Afinal, o metabolismo permanece acelerado, queimando calorias em ritmo constante. Outra vantagem é chegar às principais refeições, ou seja, almoço e jantar, com a fome controlada, o que evita ataques desmedidos de gula.

(Fonte: Revista Saúde)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Escala da Obesidade

Superobesos mórbidos estão sendo internados por 20 semanas, em média, para que percam peso antes da cirurgia de redução do estômago.

É uma nova estratégia adotada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo para evitar complicações pós-operatórias graves em pacientes que chegam a pesar quase 400 kg.

São consideradas superobesas pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 50 (veja quadro abaixo). Elas têm problemas cardiorrespiratórios, vasculares e de coagulação que elevam o risco de morte.

(Fonte: Folha de S. Paulo)
 
 

Os seis melhores doutores naturais








Cirurgia Bariátrica, Redução de Estômago ou Gastroplastia

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A gestação após a cirurgia bariátrica


 
Cuidados antes da concepção
A rápida perda de peso que se segue às cirurgias da obesidade alcança um platô por volta de 12 a 18 meses, após o procedimento. É recomendável o uso de anticoncepcional nessa fase, uma vez que a perda rápida de peso pode colocar em risco o desenvolvimento fetal e os benefícios da perda de peso para essa mulher.
As técnicas classificadas como by pass desviam o alimento de importantes rotas absortivas e podem levar à deficiência de vários micronutrientes importantes para a saúde materno fetal. As deficiências de ferro, cálcio, vitamina B12 e ácido fólico, comuns nas pacientes submetidas a essas cirurgias, são mais intensas nas mulheres que menstruam, uma vez que perdem mais ferro através do sangue menstrual.
As deficiências nutricionais idealmente deveriam ser identificadas e tratadas antes da concepção. Isso pode ser feito com a suplementação de ferro, através do fumarato de ferro, mais tolerável do que o sulfato ferroso, vitamina B12 via oral 500 a 1000mcg/dia ou por via intra-muscular 500 a 1000mcg uma vez ao mês.
O cálcio – cerca de 1200mg/dia – deve ser administrado sob a forma de citrato de cálcio, uma vez que os sais de carbonato de cálcio requerem a acidez gástrica, e devido à redução drástica da câmara do estômago e do suco gástrico, estes nutrientes são muito mal absorvidos. Finalmente, todas as mulheres em idade reprodutiva devem receber, pelo menos, 400mcg de ácido fólico diariamente, para a redução do risco das malformações neurológicas, os chamados defeitos do tubo neural.
Cuidados gestacionais
Além da manutenção dos cuidados e suplementações já iniciados antes da concepção, geralmente, há a necessidade de se intensificar as doses das vitaminas e minerais. “esse momento, a gestante deve ser advertida sobre os riscos da super dosagem de uma vitamina em especial: a vitamina A. A dose contida nas vitaminas pré-natais é de 5000UI de vitamina A, por comprimido, e, muitas vezes, a gestante, após a cirurgia bariátrica, é corretamente orientada a ingerir 2 comprimidos por dia, alcançando a dose máxima de 10000UI da referida vitamina.Além desses dois comprimidos, a gestante não deve ingerir nenhum outro remédio que contenha vitamina A, pois além da dosagem de 10000UI, a vitamina é teratogênica.
As complicações da cirurgia bariátrica durante a gestação incluem a obstrução intestinal materna, geralmente devido à hérnias do intestino delgado, mais comuns nos procedimentos com laparoscopia, em relação às mulheres operadas através de abertura da parede abdominal. Podem ocorrer ainda torções intestinais, que, às vezes, evoluem para lesões intestinais graves, quando não diagnosticadas em tempo hábil. Essas alterações intestinais podem ser induzidas pelo crescimento uterino, deslocando o intestino anatomicamente alterado pela cirurgia e predispondo a herniações e torções.
As queixas de desconforto abdominal nas gestantes devido a complicações da cirurgia bariátrica podem passar despercebidas ou podem ser confundidas com as alterações ligadas à própria gestação como os vômitos freqüentes, refluxo, contrações uterinas e mal estar matutino.
Os riscos das deficiências de micronutrientes aumentam com a progressão da gestação, levando à necessidade da suplementação desses através da via endovenosa ou intramuscular. É o caso das deficiências graves e resistentes de ferro e vitamina B12.
As baixas de glicose ou hipoglicemias, tão freqüentes nas gestantes de uma maneira geral, são geralmente mais freqüentes e mais graves nas gestantes após a cirurgia bariátrica. Além disso, a complicação mais sintomática e desconfortável dessas cirurgias, o chamado dumping, é também mais freqüente nas gestantes. Há que se reforçar a necessidade das refeições mais freqüentes, o cuidado com o jejum prolongado e o risco dos líquidos ou alimentos sólidos ricos em açúcar. As manifestações extremamente desconfortantes do dumping dão à paciente submetida à cirurgia bariátrica a noção clara da importância do controle alimentar, tanto em relação à freqüência, como em relação ao tipo de alimentos ingeridos.
Pós-parto e a amamentação
A perda de peso das gestantes, após a gestação e o parto, segue a mesma intensidade da perda de peso após a cirurgia bariátrica. Há relatos de que a maior parte do peso ganho durante a gestação é perdida nas primeiras 5 semanas após o parto.
A amamentação não é contra-indicada para estas pacientes, entretanto, quadros de deficiências maternas de microcutrientes, como os descritos acima, podem levar às mesmas manifestações nos bebês que estão amamentando. Essas mães devem seguir suas suplementações rigorosamente para realizarem o sonho de amamentarem seus bebês.
Quando comparadas com as gestantes obesas que engravidam, aquelas que o fazem após a cirurgia bariátrica, têm menor incidência de hipertensão arterial, menor ganho de peso durante a gestação e bebês de peso semelhantes, embora os grandes fetos macrossômicos sejam menos comuns nas mulheres operadas.
A orientação nutricional e a adesão das pacientes ao novo programa alimentar favorece os resultados positivos das gestações de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Por outro lado, a dificuldade que muitas dessas pacientes têm de seguir estas mesmas orientações pode tornar essas gestações complicadas, expondo os bebês aos riscos de graves malformações e desnutrição.

 Dra. Ellen Simone Paiva
Médica especializada em endocrinologia e nutrologia.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Grávidez pós cirurgia Bariatrica




A mulher que fez a cirurgia bariátrica pode engravidar normalmente. Além disso, o emagrecimento melhora em 100% a fertilidade das mulheres. No entanto, devido a grande perda de peso que ocorre nos primeiros meses, é preciso que a paciente aguarde pelo menos 18 meses antes de engravidar. Durante esse período é aconselhável o uso de métodos contraceptivos. Converse com o seu médico!

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: