terça-feira, 30 de abril de 2013

Hospitais recrutam pacientes para testar redução de estômago contra hipertensão e diabetes

Os hospital HCor e Owaldo Cruz, em São Paulo, estão recrutando pacientes para participar de um grupo de estudos que vai testar se a cirurgia de redução de estômago pode também servir para ajudar pacientes no controle da hipertensão e na "cura" do diabetes. Em ambos, a seleção está aberta aos interessados.
No HCor, os voluntários, entre 18 e 65 anos, devem ter obesidade grau 1 ou 2 — quando o IMC (Índice de Massa Corpórea) fica entre 30 e 40, e fazerem uso de pelo menos duas medicações contra a pressão alta em doses plenas. Eles serão acompanhados por dois anos.
De acordo com o cirurgião bariátrico Carlos Aurélio Schiavon, um dos coordenadores do projeto, serão estudados dois grupos de 30 pessoas com objetivo de comparar a eficácia de dois tratamentos. Um grupo irá se submeter ao bypass gástrico, no qual é feito grampeamento do estômago e desvio do intestino inicial para alterar o trânsito de alimento. Os demais continuarão controlando a pressão com medicação e orientação dietética.
— A gente sabe que existe um benefício na redução de estômago para melhor controle da hipertensão, porém não há estudos neste molde que faremos agora. A ideia fazer uma pesquisa com força cientifica para poder ampliar a cirurgia quem não consegue controlar a hipertensão.
Estima-se que 75% dos pacientes hipertensos recorram a duas medicações para o controle da doença, o que não só interfere no orçamento, como impõe dificuldades de adesão, acesso ao tratamento e efeitos colaterais indesejados.
Bariátrica pode ajudar a curar diabetes tipo 2
Para o diretor do IEP (Instituto de Estudos e Pesquisas) do HCor, apesar de pesquisas internacionais atestarem os benefícios da cirurgia bariátrica no tratamento do diabetes, do colesterol e da apneia do sono, ainda faltam evidências mais robustas aconselhando o mesmo procedimento no caso da hipertensão. A pressão alta acomete 30 milhões de brasileiros, está relacionada à obesidade e é fator de risco para o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral),  as duas principais causas de morte e incapacidade no país.
Se o estudo comprovar os benefícios da cirurgia de redução de estômago para pacientes neste perfil, Schiavon diz que as pessoas terão uma alternativa para melhorar a saúde.
— A obesidade é um fator no aparecimento da hipertensão. E o paciente tem dificuldade de perder peso, já que não há medicamentos para ele tomar. A sibutramina, por exemplo, que ajuda a perder peso é contraindicada para quem tem pressão alta. O tratamento para redução de peso se restringe a dieta e exercícios físicos e isso é uma dificuldade.
Diabetes também pode ser controlado com bariátrica
Assim como o HCor, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz também abriu recrutamento para comprovar que a cirurgia bariátrica pode comprovar os benefícios do tratamento cirúrgico em comparação ao melhor tratamento clínico para doenças microvasculares decorrentes da diabetes tipo 2, como retinianas, renais e neuropatias. Para participar, os pacientes têm que ter a doença há 15 anos ou menos com IMC entre 30 e 35 kg/m2, sem obesidade mórbida, e que apresentam sintomas iniciais das doenças referidas.
Leia mais notícias de Saúde
De acordo com o investigador principal da pesquisa, Ricardo Cohen, as doenças retinianas em diabéticos, por exemplo, são a principal causa de cegueira no mundo. Além disso, podem progredir para lesões mais graves, comprometendo os grandes vasos. A técnica utilizada será o bypass gástrico (ou Y de Roux).
A expectativa é que os sintomas regridam parcial ou totalmente após o procedimento.
— Se comprovada a tese, que está embasada em relatos da literatura médica, será possível vislumbrar uma mudança de política na saúde pública, já que o tratamento cirúrgico demonstrará ser mais econômico e eventualmente apresentar maior eficácia do que o clínico a longo prazo. A primeira opção é o remédio, mas depois podemos recorrer a cirurgia.
A amostragem total será de 72 pacientes e a pesquisa está em fase de recrutamento.
Voluntários no HCor
Quem se interessar em participar da pesquisa, que terá dois anos de duração, poderá encaminhar e-mail para (estudobariatrica2013@gmail.com). Em seguida, terá de responder um questionário para que seja feita uma triagem pelos pesquisadores. Os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica farão o procedimento gratuitamente assim como aqueles que receberão somente medicação.
Voluntários para o Oswaldo Cruz
Os pacientes que atenderem aos critérios e tiverem interesse em participar devem entrar em contato pelo telefone (11) 3549-0391 ou pelo e-mail iec.pesquisa@haoc.com.br.

Redução de estômago será testada contra hipertensão e complicações do diabetes




Três hospitais de São Paulo --o HCor (Hospital do Coração), o InCor (Instituto do Coração do HC da USP) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz-- vão testar a cirurgia bariátrica para o tratamento de outras doenças que não a obesidade e o diabetes, suas indicações primárias.

As pesquisas se concentrarão em problemas circulatórios e cardíacos, e as três instituições estão recrutando voluntários (veja abaixo).

Ricardo Cohen, ex-presidente da Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, diz que a intervenção atingiu sua fase de maturidade.

"A grande demanda agora são os outros resultados que a operação pode trazer."

No HCor, a redução de estômago será testada para controlar a hipertensão resistente, condição na qual o paciente não consegue baixar a pressão mesmo tomando dois ou mais remédios todo dia.

Veja mais em: http://migre.me/ejQG4

sexta-feira, 26 de abril de 2013

1 ano e 5 meses.

Olá pessoal essa semana foi muito difícil, pois passeia a sememana inteira com mal estar e diarreia, não sei expllica porque, só sei que emagrecir quase 3 kg.

As vezes mim sinto muito fraca e com pressão baixa, nesta etapa tou meu que com fraqueza, só que iz meus exames de sangue e deu normal.

Abraços a todos e mais uma vez obrigada por mim visitar.

Suco de beterraba

 
Artigo publicado pelo periódico Hypertension mostra que o suco de beterraba contém nitrato e pode reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica em média em 10 mmHg, mesmo depois que os níveis de nitrato contidos no suco e ingeridos voltam ao normal no sangue. Os efeitos mais acentuados ocorreram entre três e seis horas após a ingestão do suco, mas ainda havia redução até 24 horas depois.

O estudo mostra que a ingestão de suco de beterraba, que é rica em nitrito/nitrato, por voluntários saudáveis não só reduziu a pressão arterial em aproximadamente 10 milímetros de mercúrio, mas também impediu a disfunção endotelial após reperfusão por isquemia (sem alterar a dilatação da artéria pré-isquemia). A ingestão do suco era coincidente com um aumento drástico nos níveis plasmáticos de nitrato e nitrito.

Dessa forma, o nitrato na dieta pode reduzir os riscos cardiovasculares através de um procedimento de baixo custo e natural em oposição à abordagem com o uso de vários medicamentos.

(Fonte: Hypertension)

Receitas de sucos que emagrecem

 
Suco Emagrecedor
Coloque em uma centrífuga: 1 beterraba, ½ maçã e 4 cenouras. A seguir despeje a mistura no liquidificador e adicione 1 pequeno punhado de algas secas. A maçã e a cenoura são dois excelentes auxiliares no processo de digestão e a beterraba é eficaz para a circulação sanguínea, já as algas são eficazes na redução do apetite.

Suco Desintoxicante
Bata no liquidificador: 3 porções de maçã, 3 porções de cenoura, ½ porção de gengibre e 200 ml de água filtrada. Este suco desintoxica, revitaliza seu corpo e da brilho a sua pele.

Suco Exótico
Bata no liquidificador porções iguais de melancia, maçã e abacaxi. Acrescente 200 ml de água filtrada. Está pronto um delicioso suco que é excelente para o bom funcionamento de rins e bexiga.

Suco Moderador do Apetite
Bata no liquidificador 100 g de erva doce, 100 g de salsão e 75 g de abacaxi. Este suco, além de reduzir a fome, é diurético.

Suco de Ameixa
Bata no liquidificador 5 unidades de ameixa preta seca, 1 laranja, 1 fatia média de mamão formosa, 2 colheres de sopa de semente de linhaça e 200 ml de água filtrada. Este suco auxilia no funcionamento do intestino.

(Fonte: Emagrecer Rápido/adaptado)

domingo, 21 de abril de 2013

Pensando no cardápio de hoje

 
 
Arroz verde com cream cheese é a sugestão do Tio João para fazer hoje mesmo.

Arroz Verde
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de arroz Tio João
1 xícara (chá) de coentro
1 pimenta vermelha
2 xícaras (chá) de água
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de caldo de legumes
190g de cream cheese
quanto baste de brócolis

Modo de Preparo:
Aqueça o óleo na frigideira. Frite ligeiramente, o arroz até ficar dourado. Reserve.
Liquidifique o coentro, a pimenta, a água, a cebola, o alho e o caldo. Adicione o arroz, tampe e cozinhe, em fogo baixo, por 20 minutos, incorpore o cream cheese , cozinhe por mais 5 minutos, adicione o brócolis e sirva.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Minha Cirurgia Bariátrica: Entenda porque a cirurgia bariátrica favorece a pe...

Minha Cirurgia Bariátrica: Entenda porque a cirurgia bariátrica favorece a pe...: Um estudo publicado recentemente na “Science Translational Medicine” apresenta evidências de que a cirurgia bariátrica bypass (redução de ...

Entenda porque a cirurgia bariátrica favorece a perda de peso

Um estudo publicado recentemente na “Science Translational Medicine” apresenta evidências de que a cirurgia bariátrica bypass (redução de estômago “clássica”) altera a composição microbiana, ou microbiota, do intestino e pode contribuir para a rápida perda de peso observada após a cirurgia.
Estudos anteriores já mostravam que a flora intestinal de uma pessoa obesa mudava após o procedimento, mas ainda não apontavam se a mudança era causada pela cirurgia ou pela perda de peso decorrente dela.
Já os levantamentos mais recentes indicam que as alterações da microbiota não são causadas pela perda de peso ou pela a restrição calórica, mas decorrentes da cirurgia bariátrica.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Minha Cirurgia Bariátrica: Espuma de chocolate!

Minha Cirurgia Bariátrica: Espuma de chocolate!:   Com menos calorias que um quadradinho (25 gramas) de chocolate ao leite, esta sobremesa é perfeita para quem está na batalha para per...

Espuma de chocolate!

 
Com menos calorias que um quadradinho (25 gramas) de chocolate ao leite, esta sobremesa é perfeita para quem está na batalha para perder peso mas não vive sem um docinho.

Rende: 4 taças
Calorias por taça: 75 (sem a raspa de chocolate)

Ingredientes
• 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
• 1/2 xíc. (chá) de água quente
• 1/4 de xíc (chá) de água fria
• 3 col. (sopa) de cacau em pó (ou chocolate em pó light)
• Adoçante a gosto
• 1 ½ xíc. (chá) de gelo picado
• 1/2 caixinha de creme de leite de soja
• Raspa de chocolate (para decorar, opcional)

Modo de fazer
• Dissolva a gelatina na água quente e acrescente a água fria. Coloque no liquidificador com o cacau em pó e o adoçante e bata até obter uma mistura homogênea e cremosa. Com o liquidificador ligado, junte o gelo picado e o creme de leite de soja e bata até que o creme comece a engrossar. Despeje o creme em taças pequenas e leve à geladeira por 10 minutos. Decore com a raspa de chocolate (opcional).

sábado, 13 de abril de 2013

Minha Cirurgia Bariátrica: Exemplo de persistência e vitória

Minha Cirurgia Bariátrica: Exemplo de persistência e vitória: Elektra Hercules O que me fez realmente acordar pra vida, pra mudar radicalmente, foi escutar aos 22 anos de idade da boca de um médi...

Exemplo de persistência e vitória



O que me fez realmente acordar pra vida, pra mudar radicalmente, foi escutar aos 22 anos de idade da boca de um médico, se caso eu continuasse nesse caminho com 147 kg pra 1,60 e imc de 58. Eu teria minha vida abreviada precocemente. Depois de passar a infância e adolescência entre dietas e médicos efeitos sanfonas, cheguei aos 22 anos a obesidade mórbida sem poder fazer ao menos minha higiene e mal andar... Depressiva, pq na adolescência era marombeira e com um belo corpo, mas disturbios hormonais e conflitos da idade me fizeram chegar ao ponto da primeira foto(tirada dia 03/12/2011). Fiz a redução de estômago com a ilusão que a mídia nos passa, que é uma cirurgia mágica e emagrecedora, não, não é...
Só fui liberada pra academia com 3 meses de cirurgia, antes disso no eliminei o peso estipulado pela equipe.
Daí me dei conta da dura realidade que teria de enfrentar pra alcançar meu objetivo, Dieta restrita, preescrita pela nutricionista e academia, levada a sério.
Hoje 16 meses depois peso 72 kg, ainda eliminando, ao todo eliminei 75 kg, consegui trocar gordura por massa magra ao longo desse processo,não ficar extremamente flácida, sem formas no corpo.
Ainda não fiz nenhuma cirurgia reparadora, mais pretendo. Porém estou super feliz com a minha nova vida, hoje a musculação é um estilo de vida, uma paixão, o que no ínicio era tão difícil
hoje faz parte da minha rotina, feita com paixão. E tenho plena consciência hoje que, se vc tiver foco e um objetivo, vc consegue sim!
Hoje dizem que estou obcecada, prefiro dizer que sou obstinada e disciplinada. Esse sim é o caminho para o sucesso!

Jessica Valitutto, 23 anos

 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Minha Cirurgia Bariátrica: A seguir, alguns exemplos de distorções cognitivas...

Minha Cirurgia Bariátrica: A seguir, alguns exemplos de distorções cognitivas...: Para prevenção e, até mesmo a perda do sobrepeso, atente-se às dicas abaixo: CONTROLE SEUS ESTÍMULOS O controle d...

A seguir, alguns exemplos de distorções cognitivas comuns:


Para prevenção e, até mesmo a perda do sobrepeso, atente-se às dicas abaixo:


CONTROLE SEUS ESTÍMULOS

O controle de estímulos pode ser utilizado para modificar situações que antecedem o comportamento disfuncional, como, por exemplo, o comer em excesso ou a inatividade física. Alguns exemplos de aplicação desta estratégia seriam:

• Programar as compras no supermercado mantendo alimentos proibidos fora da lista de compras;

• Estimular a atividade física evitando de recursos tecnológicos como controle remoto e/ou uso demasiado do carro quando é possível caminhar;

• Evitar atividades previamente associadas ao comer em excesso, como, por exemplo, comer em frente da televisão ou comer no cinema. Confinar alimentação há um local específico e limitar o acesso à comida durante a refeição;

• Evitar ser o responsável pela alimentação de outros.


RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Identificar problemas relacionados ao excesso de peso; buscar possíveis soluções e estratégias; aplicar e testar a eficácia das estratégias no dia-a-dia e selecionar aquelas que propiciam a modificação de comportamento. O objetivo desta estratégia é buscar novos padrões de comportamento que auxiliam na perda e manutenção de peso.


REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA

Consiste em modificar o sistema de crenças, visando a uma reestruturação cognitiva. Identificar e corrigir crenças e pensamentos disfuncionais com relação ao peso e à alimentação é um dos objetivos desta estratégia.



• Abstração Seletiva: consiste em prestar atenção e dar mais valor às informações que confirmem suas suposições. Por exemplo: “Ter comido este doce indica que não sou capaz de exercer controle sobre o meu comportamento alimentar, que não tenho poder face à comida”.

• Pensamento tudo ou nada: consiste em pensar em termos absolutistas e extremos, como, por exemplo, dividir os alimentos em duas categorias únicas: as comidas permitidas e as proibidas. Ingerir algo considerado proibido poderá gerar uma interpretação de fracasso, tornando qualquer tentativa de controle subseqüente mais difícil: “Já saí da dieta mesmo, agora vou comer tudo que vier pela frente”.

• Pensamento supersticioso: consiste em acreditar que há relação de causa e efeito entre eventos não contingentes. Por exemplo: “Ir ao shopping significa sair da dieta”.


SUPORTE SOCIAL

O suporte social da família, amigos, clínicos e outros podem auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e servir como suporte para a manutenção e perda de peso em longo prazo.

tratamento

O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida.


Tratamento Dietético

Antes de saber mais sobre o tratamento dietético, alguns pontos importantes devem ser enfatizados:

• O tratamento dietético é bem melhor sucedido quando aliado a um aumento no gasto energético e a um programa de modificação comportamental.

• O sucesso de qualquer dieta depende de um balanço energético negativo.

• Para o sucesso do tratamento dietético, as mudanças na alimentação devem ser mantidas por toda a vida. Dietas muito restritivas, artificiais e rígidas não são sustentáveis. Um planejamento alimentar mais flexível, que objetive uma reeducação, geralmente tem mais sucesso.

• O método, a velocidade de perda de peso, o ajuste fisiológico e a habilidade de manter as mudanças comportamentais de dieta e atividade física é que determinarão o sucesso, em longo prazo, de qualquer programa de emagrecimento.

• Qualquer dieta prescrita para redução de peso tem que levar em consideração, além da quantidade de calorias, as preferências alimentares do paciente, o aspecto financeiro, o estilo de vida e o requerimento energético para a manutenção da saúde.

Deve-se tomar um cuidado especial com a ingestão de micronutrientes e a dieta deve ser condizente com as ingestões dietéticas diárias recomendadas.

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: