quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alunos serão orientados sobre obesidade


Parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia deve começar em 128 escolas de todas regiões de SP

A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) firmou uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação para orientar funcionários das escolas da rede estadual de ensino sobre os perigos de doenças cardiovasculares causadas pela obesidade infantil.
O projeto deve começar em fevereiro e, em uma primeira etapa, vai ocorrer em 128 escolas estaduais, onde estudam cerca de 13 mil alunos. Além da orientação aos profissionais de ensino, a SBC planeja fazer o primeiro levantamento do comportamento das crianças paulistas em relação à alimentação e ao peso.
“Queremos diagnóstico da prevalência de obesidade infantil das crianças nas escolas estaduais”, afirma o cardiologista  Carlos Alberto Machado, presidente da SBC.
A iniciativa vem em boa hora, pois o número de crianças obesas entre 5 e 9 anos em São Paulo quadruplicou nos últimos 20 anos, de acordo com a última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, divulgada em 2011. Somente na capital, dos 2,3 milhões de jovens de até 14 anos, 690 mil têm sobrepeso (peso acima da média) e pelo menos 322 mil são obesos (têm o peso muito acima da média, o que aumenta bastante os riscos de determinadas doenças, como hipertensão e diabetes).
Orientação/ Ações para alertar a população sobre o aumento da obesidade infantil já ocorrem desde o ano passado. Em julho, por exemplo, a edição paulistana do “Medidinha Certa”, quadro do “Fantástico ” para orientar crianças e seus pais sobre alimentação saudável e a prática de esportes, teve 12 mil participantes, sendo 2.318 crianças e adolescentes no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste.

f ilipe Sansone
filipe.sansone@diariosp.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: