quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bebidas alcoólicas





Após a cirurgia da obesidade, as bebidas alcoólicas são absorvidas com maior rapidez no estômago e parte alta do intestino, levando a embriaguez com maior freqüência e também amplificando os efeitos nocivos do álcool sobre o organismo. È consenso dentre os cirurgiões bariátricos que o paciente só volte a ingerir bebidas alcoólicas após um ano de pós-operatório, em quantidades moderadas, minimizando esses efeitos.

Estima-se que o problema do alcoolismo pós cirurgia bariátrica afete cerca de 18% dos pacientes operados nos EUA, mas podemos evitar e reduzir esses números. Primeiramente o acompanhamento psicológico no pré-operatório é fundamental para detecção de pacientes com traços de comportamento compulsivo para poder tratá-los adequadamente antes da cirurgia, e, no período pós-operatório, o seguimento psicológico torna-se indispensável para evitar e auxiliar na identificação do problema. A estimulação da atividade física também contribui para o aumento do bem estar físico e corporal podendo tornar-se este, o ponto para reinserção social e desvio da compulsão para uma atividade saudável.

Enfim, o atendimento integral do paciente candidato a cirurgia bariátrica é definitivamente multidisciplinar e é fundamental não só para o sucesso da cirurgia mas também para o sucesso a longo prazo do seu projeto de emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: