terça-feira, 9 de outubro de 2012

Efeito Platô



“Efeito platô” é o nome que se dá à estabilização do peso após um período de tempo de realização de uma dieta e é reflexo de uma adaptação do organismo à restrição de calorias. O termo refere-se àquela sensação de não estar perdendo mais peso depois de algum tempo. O nome é emprestado da estatística e se refere ao fato de que, ao acompanhar o peso de uma pessoa em regime, quando estes dados são transformados em um gráfico, é possível ver que a linha relacionada com a perda de peso e que vinha descendo, passa a ficar quase horizontal, ou seja, o desenho é similar a um platô.


Rosita Fontes, médica endocrinologista explica que, a evolução humana nos ajuda a entender esta reação do organismo: por longos períodos ao longo do tempo houve falta sistemática de alimentos e o ser humano não teria sobrevivido caso não tivesse mecanismos para guardar energia. O corpo humano faz isso sob a forma de gordura, o que nos ajudaria a não sofrer com o risco de morte por falta de comida em períodos de escassez.


Por este motivo, toda vez que a oferta de alimento é diminuída, o que ocorre quando se faz uma dieta, chega-se um ponto em que a pessoa para de perder peso, atingindo um ponto de equilíbrio em que não se gasta mais energia do que aquela que é ingerida. O tempo no qual isto ocorre é variável e depende de inúmeros fatores, mas é comum ocorrer pela primeira vez após cerca de três meses de dieta, diz Rosita.


Hormônio da saciedade


Mudanças corporais e hormonais também participam desta estabilização do peso, sempre na tentativa de poupar o organismo da privação de alimentos. “Por exemplo, a leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo (gorduroso) que atua na regulação do peso agindo tanto na ingestão de alimentos quanto no metabolismo celular”, aponta Rosita. “Assim, uma das suas funções é fazer o cérebro entender a sensação de saciedade. Isto quer dizer que, após a ingestão de alimentos, a produção de leptina faz o organismo entender que foi alimentado e que a pessoa não precisa comer mais”.


Se este hormônio leptina não age adequadamente, o organismo não tem a percepção adequada de saciedade. Com a diminuição do tecido adiposo decorrente da própria dieta, a produção de leptina diminui, até que, em certo ponto, é insuficiente para produzir esta sensação de saciedade, fazendo com que haja pequenos “escapes” e a pessoa fuja da dieta.


“Diante do efeito platô, a primeira e mais importante ação é persistir na dieta”, afirma a especialista. Com o tempo o organismo volta a trabalhar com os níveis hormonais mais baixos, reiniciando um novo ciclo de emagrecimento. Outro ponto importante é manter a atividade física, às vezes com pequenas mudanças nos exercícios realizados, visando a manutenção da massa muscular, extremamente importante para o gasto de calorias.


“O diário alimentar, assim como de atividade física, pode ser um grande aliado, pois, uma vez que é comum observarmos que, quem come além do necessário, geralmente, não nota isto”, diz Rosita. Através do diário toma-se consciência dos “escorregões” cometidos em relação ao programa estabelecido com seu médico. Da mesma forma, este diário pode mostrar ao seu médico ou psicólogo quais os pontos de maior dificuldade em serem contornados, assim como os horários em que a pessoa tende a comer mais, suas sensações e emoções subjetivas e assim auxiliando-o na revisão constante do tratamento.


Fonte: http://www.magraemergente.com/ 

12 comentários:

  1. olá meu nome é Adriana acho que estou nesse efeito platô, fiz cirurgia bariatrica a 25 dias perdi nos primeiros 13 dias 11 kilos ... depois disso nao perdi mais 1 grama...tem 2 semanas que a balança nao muda , o que eu faço? ja estou até depressiva porque estou no liquido sem comer pra chegar lá e nada mudar na balança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesa situação Adriana , vc conseguiu reverter isso???

      Excluir
  2. ola meu nome é Lucilma eu fiz a cirurgia sleeve a 15 dias. emagreci 8kg e parei ,já ha tres dia e não deço ma grama ,apesar d caminhar e a dieta ser a mesma por favor me dê uma ajuda obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucima, vc voltou a emagrecer? Estou na mesma situação descrita por vc. Emagreci 8 quilos nos 15 primeiros dias e depois estacionou. Será que conseguirei emagrecer?

      Excluir
    2. Lucima, vc voltou a emagrecer? Estou na mesma situação descrita por vc. Emagreci 8 quilos nos 15 primeiros dias e depois estacionou. Será que conseguirei emagrecer?

      Excluir
    3. Regiane Vc conseguiu sair do efeito plato? Se sim como? Faz um mês e meio que fiz a bariátrica e só perdi 9kg estacionei.

      Excluir
  3. Estou exatamente na mesma situaçao. Mudou algo para vcs?

    ResponderExcluir
  4. Estou exatamente na mesma situaçao. Mudou algo para vcs?

    ResponderExcluir
  5. Fiz cirurgia by pass a 8meses e fas 3 meses q nao perdi mais alguem pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  6. Estou assim e estou enlouquecida. Fiz bypass gástrico há 41 dias e eliminei somente 12 quilos e já estou há 3 semanas sem eliminar nem um grama mais... é triste!

    ResponderExcluir
  7. Sempre bom procurar a equipe medica... Dia 7de abril faço 5 meses, tbm estou no efeito platô, vou tentar voltar a dieta líquida e acrescentar o wey protein pra ver se ganho massa magra pra queimar mais calorias e tbm aumentar as series de musculação de 2 séries pra 3 se preciso for ate 4... E boa sorte pra nós é muito frustrante passar por cirurgia e todo o resto e não perder mais... Vamos que vamos 🍀🍀🍀🍀🍀 só uma pedra no caminho amanhã outro dia quem sabe amanhã não saia do platô...

    ResponderExcluir
  8. É horrivel, muito frustante tudo isso.:(

    http://www.vidamaissaudavel.ga

    ResponderExcluir

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: