segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Resposta de algumas perguntas.






Quais os riscos depois da cirurgia?

O maior risco logo após a cirurgia é a fístula, que é a abertura dos grampos que foram utilizados para separar o estômago vazando o líquido de dentro do estômago, se não for diagnosticado rápido e novo grampeamento feito o paciente pode chegar a óbito, esta é uma das maiores complicações que podem ocorrer, este é o motivo principal para o dreno permanecer de 10 a 15 dias. O perigo da fístula pode ocorrer até o 10º. dia depois não mais.



Quais os riscos durante a Cirurgia?
É muito importante que fique claro que é um processo cirúrgico e há riscos sim.
Os riscos que se corre durante a Cirurgia bariátrica é exatamente igual a qualquer outro processo cirúrgico, ou seja, parada respiratória, parada cardíaca, embolia pulmonar, complicações com a anestesia, etc.
Quanto maior for o peso e quanto mais doenças associadas existirem aumentam os riscos.


Quais os exames pré-operatórios preciso fazer?
Os exames que são pedidos são: 
Urina 
Fezes 
Eletrocardiograma 
Endoscopia digestiva 
Ecocardiograma 
Raio X de tórax 
Teste de esforço 
Ultrasonograifa abdominal 
Sangue: Hemograma completo, colesterol, T4, TGO, TGP, cagulograma, glicose, creatinina, uréia, TSH, triglicerídeos, ferro, transferrina, fosfatase, ácido úrico, fósforo, albumina, globulinas, cálcio,etc. 
Claro que poderão haver outros exames caso haja alteração em algum dos citados acima ou caso haja algum outro tipo de problema constatado pelo médico. (Isso vai depende muito do seu médico, esses exames podem variar).



Como saber se estou pronto pra Cirurgia?
Se você tem indicação para fazer a cirurgia, já escolheu um bom profissional, chegou a hora de tirar todas as dúvidas, faça uma lista, marque de 2 a 3 consultas com o médico escolhido antes de decidir, se não sentir confiança troque de médico, faça pesquisas na internet, converse com pessoas operadas saiba tudo o que poderá ocorrer, como será o pré e o pós operatório e principalmente quais os riscos que há e se você está disposto a corrê-los. 
É indicado também, e ajuda muito, fazer um acompanhamento com um psicólogo especialista na área, ele irá te ajudar a ter certeza se é isto o que você deseja realmente e irá liberá-lo quando achar que você está preparado. 
Vale uma observação de quem já passou por tudo, mesmo sabendo tudo sobre a cirurgia, tendo certeza do que quer e com "alvará" do psicólogo não temos ideia do que nos espera!


Existe o risco de óbito na cirurgia?
Sim, o risco de óbito existe e é em torno de 2%, mas vale lembrar que quem
é obeso corre um risco muito maior de morrer de ataque cardíaco e outra doenças, é preciso colocar na balança para ver o que mais vale a pena.



Depressão pós cirurgia
Na maioria dos casos de depressão e suicídio pós-cirúrgico, os pacientes já tinham um quadro de alteração psiquiátrica. É por isso que a avaliação psicológica e o acompanhamento médico são tão importantes. Problemas como a depressão raramente são causados pela cirurgia, mas a operação pode ampliar sintomas de condições já existentes. Costuma-se perguntar para os pacientes se eles estão felizes, se recomendariam a cirurgia e se fariam de novo. A resposta é, na maioria esmagadora das vezes, positiva. Apenas uma mulher, em todos esses anos, disse que se arrependeu da cirurgia
A Organização Mundial de Saúde estima que, a cada ano, 300 mil pessoas morram em decorrência de complicações causadas pela obesidade. Nem todo obeso pode passar pela cirurgia. Quem se submete ao procedimento precisa estar dentro de certos parâmetros de índice de massa corporal.
Há também os obesos que são operados por profissionais pouco qualificados e precisam, anos depois, passar por outra cirurgia para consertar problemas causados pela primeira. O cirurgião Nilton Kawahara, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), diz que quase 70% dos pacientes operados que não seguem as orientações médicas à risca voltam a ganhar peso:
De todos os pacientes que nos procuram, 50% deles são para re-operações, na maioria mulheres, que foram submetidos a técnicas incorretas e atualmente voltaram a ser obesos mórbidos. Destes, 25% foram submetidos a métodos inadequados e o restante não seguiu as orientações de dieta, atividade física e apoio psicológico da equipe multidisciplinar.

Fonte: O Globo



Depois de operada, a pessoa vomita com frequência?
O paciente só passará pelo desconforto do vômito se comer além do limite ou não mastigar bem os alimentos. 
Eu vomitei muito logo que comecei a ingerir alimento normal, depois de uma endoscopia descobrimos que eu fiquei com estreitamento, porém a endoscopia foi quem mim ajudou a sanar o problema, hoje como normalmente. 
Estreitamento é quando a cirurgia sara um pouco além do normal, a passagem fica estreita. Por isso quando você ingeri o alimento ele tem dificuldade de passar, você sente um dor, e ai começa a vomitar. Caso isso aconteça com você procure seu médico pois a cirurgia foi feita para você fica bem.
Fonte: Revista Corpore 




Basta operar e está tudo resolvido?
De jeito nenhum! A obesidade é uma doença grave e crônica que deve ser monitorada mesmo após a cirurgia bariátrica. O tratamento só tem resultados positivos quando o paciente muda seus hábitos de vida. Por isso, é muito importante frequentar as reuniões do grupo e recorrer ao constante acompanhamento da equipe composta de profissionais de várias áreas da saúde preparados para auxiliar nessa nova fase, evitando depressão, desnutrição ou ganho de peso. 

Fonte: Revista Corpore 



Alimentos doces ou gordurosos provocam mal-estar?
Alguns pacientes sentem a chamada síndrome de “dumping”, um mal-estar causado pela passagem rápida do alimento do estômago para o intestino por causa do desvio intestinal. Em geral, os sintomas são náuseas, sudorese e fraqueza que duram alguns minutos.

Fonte: Revista Corpore 



Após a cirurgia, a pessoa só poderá se alimentar de sopas e alimentos pastosos?
Passado o pós-operatório, não existem impedimentos quanto ao tipo de alimento. O nutricionista acompanhará o paciente e orientará a dieta a ser seguida. Em geral, a dieta líquida e pastosa é prescrita apenas nos primeiros dias após a cirurgia e evoluirá gradativamente para a dieta sólida. No prazo de 1 mês mais ou menos a pessoas passa a se alimentar sem restrições.

Fonte: Revista Corpore 



Durante toda a vida o paciente vai tomar medicamentos?
Exatamente para solucionar as carências nutricionais é que o endocrinologista prescreve o uso de suplementação vitamínica, que deverá ser tomada constantemente para garantir que o organismo receba esses nutrientes essenciais, já que sua absorção está diminuída. Em algumas técnicas  todavia, a suplementação poderá não ser necessária por toda a vida. 

Fonte: Revista Corpore



O cabelo começa a cair apos a cirurgia
Muitos pacientes apresentam perda parcial de cabelo pela carência de zinco no organismo nos primeiros meses do pós- operatório. Geralmente não é uma perda radical e é temporária: após alguns meses o paciente alcançará um equilíbrio das taxas de zinco e o cabelo volta ao normal. 
No meu caso seis meses depois meu cabelo começou a cair, não fique com medo, pois depois e volta a nascer de novo, porém eu aviso você se assusta com a quantidade que cai. Minha casa parecia mais uma peruca de tanto cabelo que caiu.

Fonte: Revista Corpore


Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: