sábado, 27 de outubro de 2012

Problemas emocionais podem levar à obesidade





Assim como outras doenças, a obesidade possui relação direta com as emoções. Desde a gestação, o bebê, ainda no ventre da mãe, pode ser influenciado a comportamentos que o levem à obesidade.
“A primeira relação entre o feto e a mãe está relacionado com a alimentação através do cordão umbilical. Dessa forma, existe uma inconsciente associação entre alimentação e conforto que carregamos para toda a vida. Portanto, muita vezes, ao sentirmos algum tipo de desconforto, de forma automática e involuntária acabamos comendo desnecessariamente como forma de aliviar, temporariamente, esse incômodo revela a psicóloga Ana Beatriz Cintra.

Após o nascimento do bebê, durante o período de amamentação, também continuam ocorrendo influências diretas no comportamento futuro da pessoa. É preciso que a mãe controle sua ansiedade em diagnosticar algum problema com o bebê. Muitas vezes, ao ouvi-lo chorando, logo pensa que a criança está com fome e o coloca para amamentar, quando na verdade ele pode estar com frio ou algum outro incômodo”, declara a psicóloga. Segundo ela, este fato pode influenciar a pessoa adulta a resolver tudo através da ingestão de comida.
Ana Beatriz afirma que através do histórico de vida da pessoa e da história do ganho de peso é possível formar uma análise que leve aos motivos que fizeram um indivíduo engordar além do normal“A ansiedade é a origem de toda compulsão e, quando esse sentimento não é trabalhado corretamente, pode acarretar diversas doenças, entre elas a obesidade. Nosso trabalho é dar suporte para que a pessoa consiga lidar com essa situação incômoda. Trabalhamos mecanismos que substituam o alimento para que a pessoa não pense em comer num momento de desconforto”, diz.
A profissional acredita que o sucesso do tratamento depende, acima de qualquer ajuda profissional, da conscientização do paciente em participar ativamente do processo.“Qualquer método de emagrecimento nada mais é do que um coadjuvante no tratamento. A pessoa é que deve estar à frente de todo o processo. Não é possível ser emagrecido; é necessário participar, de forma ativa, de todo o processo. Somente assim atingirá sucesso no tratamento, finaliza Ana Beatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: