segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fortaleza/Ce


Minha Terra amada, dica para suas Férias.

Theatro José de Alencartja
O Theatro José de Alencar (TJA) foi inaugurado em 1910 e é o mais importante Fortaleza. Foi concebido como um teatro-jardim.
O jardim do TJA, que ocupa todo o lado leste do teatro, foi projetado por Roberto Burle Marx considerado o mais renomado paisagista brasileiro. O Theatro José de Alencar tem seis espaços cênicos: a sala do foyer, a sala de espetáculos propriamente dita, um palco a céu aberto, um teatro de bolso (o Teatro Morro do Ouro), a Sala de Teatro Nadir Pápi Saboya e a Praça Mestre Pedro Boca Rica.
Dragão do Mardragaodomar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi construído numa área antiga da cidade, onde é possível observar um patrimônio arquitetônico remanescente da economia do algodão. O Dragão do Mar possui vários instrumentos culturais: cinemas, museus, teatro, planetário e espaços para apresentações públicas.
Passeio PúblicoBaoba_no_Passeio_Publico_em_Fortaleza
Mais conhecida como Passeio Público, a Praça dos Mártires é a mais antiga da cidade, e nela foram fuzilados os revolucionários cearenses da Confederação do Equador. O Passeio Público foi construído em 1890, em estilo neoclássico, e é um dos patrimônios culturais e paisagísticos da cidade. Além de uma bela vista do mar, há no local diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado pelo Senador Pompeu em 1910. Em 1940 a praça foi reformada nos moldes do Passeio Público do Rio de Janeiro, e já em 1965 foi tombada pelo IPHAN.
A prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor, oferece programação no local. Veja o guia em PDF
Mercado dos Pinhõesmercado_pinhoes
O Mercado dos Pinhões é um bem cultural tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Sua estrutura de ferro foi pré-fabricada na França, nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans, e pode ser desmontado e montado em diferentes locais. Seu primeiro endereço em Fortaleza foi a Praça Carolina, atual Praça Waldemar Falcão. Em 1897 foi inaugurado o “Mercado da Carne”, inicialmente composto por dois galpões unidos por uma passagem coberta. Em 1938, uma parte da estrutura foi desmembrada e levada para a Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, onde permanece até hoje, à qual chamamos de Mercado dos Pinhões. A outra parte da estrutura foi montada no bairro Aerolândia.
O Mercado dos Pinhões tem uma programação variada. Além da Feira da ADAO de alimentos orgânicos, que acontece todas as terças das 6h às 13h, possui programação artística quase todos os dias, como a maior roda de choro de Fortaleza, às sextas, e o forró, aos domingos.
Museu do Cearámuseuceara
O Museu do Ceará destaca-se como um núcleo de ações educativas em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Ele é ladeado pelo Palácio da Luz (atual Academia Cearense de Letras), a Igreja do Rosário e a Praça General Tibúrcio (mais conhecida como Praça dos Leões, onde encontramos uma escultura em homenagem a Rachel de Queiroz), formando um importante conjunto arquitetônico de Fortaleza. O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932
O Museu do Ceará possui um acervo bastante variado de moedas e medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, peças de “arte popular” e outros objetos que compõem uma exposição de longa duração; o Memorial Frei Tito e espaços para exposições temporárias que percorrem vários temas da História do Ceará.
Centro Cultural Banco do NordesteDSC08848
Localizado no centro de Fortaleza, o Centro Cultural Banco do Nordeste oferece uma grande diversidade de programação diária e gratuita, como: eventos culturais; espetáculo de teatro, dança, circo e música; exposições; mostra de filmes; caminhada cultural pelo centro de Fortaleza (História Passo a Passo); roteiros culturais realizados em ônibus urbanos (Percursos Urbanos); percurso nas ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade (Trem da História) e muito mais.
Casa de José de AlencarC46
A Casa de José de Alencar autor dos mais renomados títulos da Literatura Nacional, fortemente influenciados pelas belezas naturais do estado do Ceará está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana. Este sítio foi adquirido em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do escritor. Foi ali que Alencar nasceu e onde por nove anos foi seu lar. Em 1965, durante a gestão do Reitor Antonio Martins Filho, a UFC adquiriu o sítio e o mantém até hoje. A casa conservada pela UFC faz parte do cenário do turismo cultural cearense, sendo ponto de encontro de amigos, casa de pesquisa e patrimônio natural do coração do cearense.
Além de abordar temas relacionados a José de Alencar, a Casa possui um acervo de peças da cultura indígena do Ceará e de origem africana. No sítio, arqueólogos escavaram as fundações do primeiro Engenho de Ferro do Ceará, construído em 1936.
Endereço: Av. Washington Soares, 6055.
Ponte dos Inglesesponte
No início do século XX, o porto de Fortaleza necessitava de melhoramentos e vários estudos foram realizados com este fim. Em dezembro de 1920 foi aprovado o projeto e em 1921, uma firma inglesa foi contratada para a realização desta obra portuária. A construção ficou a cargo de engenheiros ingleses, por isso a obra passou a ser conhecida com “Ponte dos Ingleses”. Também é conhecida como Ponte Metálica.
O local situado na Praia de Iracema, é ponto de observação de golfinhos e um lugar perfeito para contemplar o pôr-do-sol. A Ponte passou por reformas recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: