sábado, 22 de setembro de 2012

O défice em vitamina D e a obesidade nas crianças




Os cientistas estão a descobrir cada vez mais fatos sobre os nutrientes necessários para manter um corpo saudável, e recentemente foi descoberto que a Vitamina D é responsável por várias funções essenciais: ela é utilizada no metabolismo do cálcio e em vários outros processos essenciais. Este facto indica que o vasto número de pessoas com défice em Vitamina D deve tomar mais precauções, de acordo com uma investigação publicada em Maio do ano passado no Journal of Adolescent Health, que identificou nos adolescentes obesos um défice muito acentuado desta vitamina.
Este estudo foi desenvolvido em Providence, RI no Hasbro Children’s Medical Center e analisou os níveis sanguíneos de 68 adolescentes considerados obesos, e concluiu que 72% das moças revelavam níveis abaixo do normal de Vitamina D, sendo que 28% revelavam níveis insuficientes. Entre os rapazes 91% revelaram níveis reduzidos de Vitamina D, 69% destes apresentavam défice e 23% insuficiência.
De acordo com o pediatra Zeev Harel, o mentor do estudo, associação entre os baixos níveis de Vitamina D e a obesidade pode ser indireta, e pode relacionar-se com o facto de estes adolescentes passarem menos tempo fora de casa do que os adolescentes mais magros, estando por isso menos expostos ao sol. Além disso, é possível que estes indivíduos apresentem um défice desta vitamina simplesmente porque as suas dietas não a contêm em quantidade suficiente. De acordo com outros estudos que descobriram associações semelhantes entre a vitamina e a obesidade, o défice pode ser provocado pelo armazenamento da vitamina nos tecidos gordos.
Este estudo, realizado na Hasbro Children, revelou ainda que é muito difícil corrigir este tipo de problema, uma informação que é algo perturbadora. Embora 2/3 dos pacientes tenham sido submetidos a novas medições depois do tratamento, apenas 1/4 destes voltou a atingir níveis normais, Os outros pacientes nunca conseguiram atingir níveis normais de Vitamina D, mesmo depois de receberem vários tratamentos.
De acordo com o Dr. Harel, este estudo demonstra que a prevalência de níveis baixos de Vitamina D em adolescentes obesos é ainda maior do que a esperada. Além disso, é preocupante que apenas 28% destes adolescentes possam vir a atingir quantidades normais de Vitamina D recorrendo a tratamentos com a dose de vitamina recomendada, e que os outros 72% possam nunca vir a atingir níveis normais com mais do que um tratamento.
Vitaminas essenciais a níveis abaixo do recomendado aumentam os riscos para a saúde do indivíduo. Têm sido estabelecidas relações entre níveis saudáveis de Vitamina D e a prevenção do cancro, de doenças cardíacas e de distúrbios no sistema imunitário, bem como de outras doenças. A vitamina ajuda a aumentar a eficiência do sistema imunitário contra infecções. Os adolescentes com níveis baixos de Vitamina D apresentam ainda alguns problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: