sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vesícula


CIRURGIA DA VESÍCULA

Sem dúvida a principal forma de tratamento adotada pelos médicos no tratamento de colelitíase ou litíase biliar, popularmente conhecida como pedra na vesícula são as cirurgias da vesícula.

Nos pacientes assintomáticos, que encontram uma pedra acidentalmente em exames de rotina, em geral, a conduta é expectante. Trabalhos mostram que menos de 15% das pessoas com pedras desenvolvem sintomas em um prazo de 10 anos. Além disso, a maioria dos pacientes que apresenta sintomas pelo cálculo biliar o fazem como cólica biliar, e não colecistite, colangite ou pancreatite. Portanto, a não ser que haja outros dados na história clínica, habitualmente não se leva à cirurgia pacientes com colelitíase assintomática.
Infelizmente, os ótimos resultados financeiros obtidos com as cirurgias (colecistectomia por laparoscopia), aliado ao desconhecimento da população, muitas vezes fazem com que a retirada cirúrgica das pedras na vesícula sejam normalmente a primeira recomendação adotada por muitos médicos, mesmo em quadros assintomáticos.

Pedra na Vesícula Tratamento: Cirurgia para remoção da Vesícula Biliar (colecistectomia por laparoscopia)
Pedra na Vesicula Tratamento: Cirurgia para remoção da Vesicula Biliar (colecistectomia por laparoscopia)
CIRURGIA PARA RETIRADA DE PEDRA NA VESÍCULA

A remoção da vesícula biliar já é uma das cirurgias mais praticadas no Brasil, e a maioria delas é realizada por via laparoscópica. O termo médico para este procedimento é colecistectomia videolaparoscópica, onde a operação é realizada através de quatro pequenos orifícios de 0,5 cm no abdomen e geralmente o paciente fica um dia internado no hospital e retorna às atividades normais em 10 a 15 dias.

Cirurgia da vesicula biliar
CIRURGIA DA VESICULA BILIAR POR LAPAROSCOPIA
Cirurgia da vesicula: método colecistectomia agulhascopica
CIRURGIA DA VESICULA USANDO COLECISTECTOMIA AGULHOSCOPICA

Pedra na Vesicula Tratamentos: Antiga cirurgia convencional para remoção da Vesicula Biliar
CICATRIZ DEIXADA POR UMA CIRURGIA
CONVENCIONAL
Pedra na Vesicula Tratamentos: As cirurgias atuais (colecistectomia por laparoscopia) quase não deixam cicatrizes
AS CIRURGIAS ATUAIS QUASE NÃO DEIXAM CICATRIZES
(COLECISTECTOMIA POR LAPAROSCOPIA)

Na maior parte dos casos as pedras na vesícula são assintomáticas e os pacientes geralmente nem sabem que estão com o problema. Em mais de 80% destes casos, o paciente só descobre que está com pedra na vesícula quando sente uma cólica biliar.

Se o paciente apresenta sintomas da pedra na vesícula, mesmo que somente cólicas biliares, a cirurgia pode ser indicada pelo médico. O tratamento mais comum nestes casos é a colecistectomia, retirada cirúrgica da vesícula. A colecistectomia pode ser feita por cirurgia tradicional ou por laparoscopia. Atualmente a cirurgia laparoscópica é a mais usada.

Nos casos de colangite, cálculos nas vias biliares ou pancreatite, o procedimento também é cirúrgico e visa a desobstrução da via biliares. Após a desobstrução, retira-se também a vesícula no mesmo ato cirúrgico para evitar recorrências.

A vesícula é um órgão importante, mas não é considerado vital pelos médicos. A maioria dos pacientes sem vesícula pode levar uma vida normal e sem problemas. Sabemos que é perfeitamente possível viver sem a vesícula biliar, pois a bile, como já explicamos, é produzida no fígado. Durante os primeiros anos após a cirurgia, há alguma intolerância a alimentos mais gordurosos, mas com o passar do tempo os pacientes geralmente se adaptam e não necessitam de restrição alimentar muito rigorosa. Em alguns poucos casos (aproximadamente 5%) o paciente fica com o hábito intestinal mais rápido (intestino solto), o que pode causar algum desconforto momentâneo, mas em geral melhora um pouco a longo prazo.

A pedido e coloquei mais um pesquisa sobre o assunto.


Pessoal eu vou fazer essa cirurgia, então por esses dias não vou poder postar sobre o assunto obesidade e cirurgia bariátrica. Prometo contar tudo pra você sobre a cirurgia. Espero corre tudo bem.
Um abraço orem por mim.


11 comentários:

  1. oi sou a Luiza
    gostaria de saber se vc pode ajudar a descobrir o cid da cirurgia de retirada da vesicula por laparoscopia, e fiz a cirurgia dia 14\11, quanto tempo vc demorou para comer normalmente ou não e se vc segue uma reeducação alimentar com pequenas restrições.
    grata

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza eu mandei para seu email. Confirme se vc recebeu.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Retirei minha vesícula e a partir disso meu intestino ficou muito solto e isso já faz 3 anos e nada de melhora. Tenso!rs

    ResponderExcluir
  4. Fiz a retirada da visicula a 1 ano e 8 meses , tive diarréia durante um ano e ainda sinto dores abdominais e no estomago ,minha barriga tbm faz muito barulho .As vezes penso sera que valeu a pena operar sinto as mesmas dores e qndo como algo que me faz mal me da vômito.

    ResponderExcluir
  5. Fui diagnosticada que tinha pedra na visicula, pois a cirurgia demorou umas 9 horas, ai no dia seguinte os médicos falaram que também fizeram bariátrica em Y x Roiz e até hoje não me explicaram direito o pq desse procedimento. Se alguém puder me explicar eu agradeceria muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ficou magrinha. Vc era gorda??? Mi fala um pouco disso. Boa sorte

      Excluir
    2. Olá hardhunter tudo bem?
      Eu sou gordinha e vou fazer a cirurgia de retirada da vesícula...
      Nós conte como foi a sua?
      Adoraria fazer esse mesmo procedimento rsrs....a sua cirurgia foi particular?

      Excluir
  6. Fui diagnosticada que tinha pedra na visicula, pois a cirurgia demorou umas 9 horas, ai no dia seguinte os médicos falaram que também fizeram bariátrica em Y x Roiz e até hoje não me explicaram direito o pq desse procedimento. Se alguém puder me explicar eu agradeceria muito

    ResponderExcluir
  7. Oi eu fiz a cirurgia de vizicula queria sabe depois de quanto tempo posso fazer E bariatrica

    ResponderExcluir
  8. Oi eu fiz a cirurgia de vizicula queria sabe depois de quanto tempo posso fazer E bariatrica

    ResponderExcluir
  9. Quem fez uma cirurgia bariátrica convencional,pode fazer uma cirurgia da visicula por video?Existe algum risco fazer um furo pra operar da visicula em cima do corte da bariátrica?Tire minha duvida por favor,com urgência!Obrigado!

    ResponderExcluir

Ganhe dinheiro sem sair da frente do seu computador.

http://www.twodollarclick.com/banners/banner1.png Html: